Publicado por: China Trade Center | 09/02/2009

Opera de Beijing

beijing_opera_tiny

Uma das mais refinadas e conhecida arte teatral do mundo, a qual combina a arte musical, literária, a arte de cantar, de dançar e de se pintar, a Ópera de Beijing tem suas origens a mais de 200 anos atrás.

Embora seja chamado de Ópera de Beijing, suas origens não estão em Beijing, mas nas províncias chinesas de Anhui e Hubei, de onde adquiriu suas principais melodias.

Sua arte representada principalmente em sua pinturas faciais inclui diversos desenhos e significados. A cara vermelha tem um sentido comendatório e determina a figura de uma pessoa fiel e corajosa; a cara preta é neutra, mostra que a pessoa seja corajosa e vigorosa; a cara azul e a cara verde são também neutras e determinam que o cara seja um herói da floresta, o que representa uma pessoa que lute pela justiça e protege as pessoas pobres e fracas; a cara amarela e a cara branca têm um sentido pejorativo, que representam pessoas fraudulentas e cruéis; a cara dourada e a cara de cor-de-prata mostram mistérios e representam deuses ou espíritos.

masks

Originalmente o espetáculo era organizado apenas à família, seu início é marcado pela vinda de artistas de Hubei a Beijing para a realização de um espetáculo à família real, porém o passar dos anos tornou-a permitida ao grande público, passando a ser uma forma de entretenimento de todas as classes.

Anúncios

Responses

  1. Que legal saber disto, assim, com estas caracteristicas de cada máscara, fica bem mais fácil identificar os personagens em si. Muito interessante mesmo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: