Publicado por: China Trade Center | 06/08/2009

China Dragão

chinese-dragon-red

O dragão, ou em chinês long, segundo a mitologia chinesa é um dos quatro animais sagrados. Sendo um misto de vários animais místicos: olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi e bigodes de carpa, representa o fogo que destrói mas permite a reconstrução.

O dragão chinês, ao contrário da cultural ocidental não é tido como uma criatura maléfica, mas sim uma criatura que controla as águas, sendo associado à irrigação e fertilidade nos campos, sendo um símbolo auspicioso e nobre. Num período de seca, por exemplo, as pessoas sempre pediam chuva em frente de templos, usando a figura do dragão. Isso é um costume muito antigo.

A princípio, o dragão era historicamente o símbolo do imperador da China. Começando com a Dinastia Yuan. O dragão ressurgiu durante a Dinastia Qing e apareceu em bandeiras nacionais. É freqüente chineses referirem-se a eles próprios, orgulhosamente, como “descendentes do dragão”. Como símbolo do Imperador e do Poder imperial chinês, o dragão atravessa toda a cultura chinesa e moldando-a até aos nossos dias.

O Dragão, um dos doze signos do zodíaco chinês, é visto como a criatura mítica divina que trás a abundância, a prosperidade e a boa sorte. O dragão chinês simboliza o poder e a valentia, o heroísmo e a perseverança.

Em épocas modernas, a crença no dragão parece ser esporádica na melhor das hipóteses. Parece ser muito poucos os que veriam o dragão como uma criatura literalmente real. Porém a adoração por esse símbolo continua, sendo muito usada ainda em itens para decoração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: