Publicado por: China Trade Center | 13/04/2011

Em encontro com presidente brasileira, Hu Jintao propõe aprofundamento das relações

Dilma e Hu Jintao
O presidente chinês Hu Jintao se reuniu hoje (12) à tarde, em Beijing, com a presidente brasileira, Dilma Rousseff. Os dois líderes chegaram a um consenso sobre uma série de grandes assuntos, como o desenvolvimento das relações bilaterais.

Hu Jintao disse que a China quer se unir com o Brasil para aprofundar e desenvolver as relações entre os dois países em quatro aspectos, a fim de contribuir com o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida da população. Os quatro aspectos são: 1. insistir em consultas igualitárias e aprofundar confiança estratégica mútua; 2. insistir em beneficio recíproco e aumentar o nível de cooperação; 3. insistir em complementação com vantagens mútuas; 4. insistir no diálogo e ampliar as cooperações cientificas e tecnológicas.

Rousseff afirmou que o Brasil está disposto a estreitar ainda mais as relações de parceria estratégica, desempenhar com seriedade o papel da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível (Cosban), reforçar os diálogos e as cooperações nas áreas de comércio, investimento, finanças, tecnologia, agricultura, infraestrutura, entre outros, com o objetivo de obter a agilidade nas relações sino-brasileiras.

Hu Jintao disse ainda que a China quer reforçar a coordenação estratégica em assuntos internacionais para enfrentar desafios globais como as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, entre outros, além de promover a ordem da economia e política internacional e se desenvolver em favor dos países em desenvolvimento.

Rosseff afirmou que o Brasil quer se unir com o país asiático para reforçar coordenações e cooperações em organizações multilaterais como ONU, G20, e em assuntos internacionais. Também quer se unir com outros países em desenvolvimento para promover o multilaterismo, manutenção da paz mundial, promover o desenvolvimento sustentável e estabelecer a ordem internacional justa e igual.

Após o encontro, os dois líderes assinaram um documento conjunto de cooperação bilateral.

Fonte: Zeng Yun (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: