Publicado por: China Trade Center | 21/06/2011

China promete urbanização “verde”

A China impulsionará o uso de energia limpa e tecnologias eficientes em energia em sua iniciativa de urbanização nos próximos cinco anos, afirmou nesta terça-feira Qian Zhimin, vice-diretor da Administração Nacional de Energia.

Até 2015, a China estabelecerá modelos de energia verde e novas energias em 100 cidades, 1,2 mil distritos e 10 mil vilas, revelou Qian em um fórum sobre baixo carbono em Tianjin, patrocinado pela Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.

A China planeja aumentar a taxa de urbanização para 52% em 2015 e 65% em 2030, de acordo com o 12º Plano Quinquenal (2011-2015) do governo chinês.

Tecnologias como redes elétricas inteligentes, equipamentos de energia solar e veículos movidos por energia limpa serão promovidas no planejamento urbano, disse Qian, acrescentando que o desenvolvimento do transporte público e ferroviário será priorizado.

O funcionário indicou que as cidades devem aumentar gradualmente a proporção de energia limpa no consumo energético, incluindo energia solar, hidrelétrica e nuclear, enquanto aprimoram a eficiência da energia fóssil tradicional.

A China se tornou um enorme consumidor de energia nos últimos cinco anos. O consumo de energia primária per capita foi de 2,38 toneladas métricas de carvão em 2010, um crescimento de 32% em comparação com o ano de 2005, e o consumo de gás natural per capita foi de 88 metros cúbicos, 2,4 vezes mais que no ano de 2005.

O carvão continua sendo o suporte principal do fornecimento de energia da China, e a produção primária de carvão do país ficou em primeiro lugar no mundo por vários anos em termos de produção de carvão primário. Em 2010, a produção de carvão primário chegou a 3,2 bilhões de toneladas métricas, cerca de 45% do total mundial.

Fonte: Agência Xinhua (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: