Publicado por: China Trade Center | 13/07/2011

Austrália começa a fazer transações em moeda chinesa

A China, maior consumidor de minério de ferro do mundo, fez sua primeira grande transação em yuan com uma mineradora australiana, a FMG (Fortescue Metals Group), informam sites como “China Daily” e “The Australian”.

“Posso confirmar, com orgulho, que a Austrália, por meio da Fortescue, começou a fazer transações em renminbi”, afirmou o presidente da empresa, Andrew Forrest, conforme relatou o site australiano Nine MSN.

O diretor operacional da FMG disse que o negócio representa um passo no sentido de definir o preço do minério de ferro na moeda chinesa, registrou o site “The Australian”. Por enquanto, os contratos nessa área são fechados em dólar. A empresa não divulgou o valor da transação.

O “China Daily” acrescentou que a mineradora global Rio Tinto estuda a possibilidade de também fazer transações com a China diretamente em yuan.

A decisão da FMG de negociar em yuan vai ao encontro dos interesses da empresa no país asiático. A empresa cogita listar suas ações nas bolsas de valores de Xangai e Hong Kong. O diretor geral de política monetária do banco central chinês, Yao Yudong, disse que se trata de uma cooperação sino-australiana em que os dois lados ganham.

“The Australian” lembra que, segundo projeção do HSBC, metade dos negócios entre a China e os países emergentes devem ser fechados em yuan daqui a cinco anos.

A notícia chegou ao Radar Econômico por meio da sugestão de um leitor, que se identifica como “jaderdavila the small shareholder”. O blog agradece a participação.

Fonte: Sílvio Guedes Crespo (blogs.estadao.com.br)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: