Publicado por: China Trade Center | 22/09/2011

China chama embaixador dos EUA para reunião sobre venda de armas a Taiwan

Nesta quarta-feira (21), o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Zhang Zhijun, chamou o embaixador norte-americano no país, Gary Faye Locke, para uma reunião de emergência. Zhang apresentou um protesto formal contra o plano norte-americano de vender US$5,852 bilhões em armamentos para Taiwan. Esses planos incluem modernizar os aviões taiwaneses de combate F-16A/B, vender componentes de aviões militares e oferecer treinamento.

Zhang Zhijun indicou que o ato norte-americano desobedece a três comunicados conjuntos sino-americanos, especialmente o Comunicado Conjunto de 17 de augusto de 1982, interferindo seriamente nos assuntos internos da China. Isso, segundo ele, prejudica seriamente a segurança nacional chinesa, a reunificação pacífica da China e a relação entre a China e os EUA. Zhang ainda disse que este plano é contrário à tendência de paz no Estreito de Taiwan e que a China se opõe à negociação.

Zhang Zhijun sublinhou que este ato também prejudica as cooperações e os intercâmbios entre os dois países nas áreas militar e de segurança. A China pede que os EUA reconheçam a sensibilidade do assunto e o grave prejuízo que a venda de armamentos para Taiwan vai causar. Ainda pede que os norte-americanos tratem com seriedade a posição chinesa, honrem os compromissos assumidos e cancelem imediatamente a negociação e as comunicações militares com Taiwan. Isso, segundo Zhang, vai manter as relações sino-americanas e a estabilidade de Estreito.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, também esclareceu nesta quarta-feira (21) a posição chinesa sobre a venda de armamentos dos EUA para Taiwan.

Fonte: Lucas Xu (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: