Publicado por: China Trade Center | 21/10/2011

China consolidará laços financeiros e monetários com ASEAN para se defender de riscos globais

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu na sexta-feira o aprofundamento da cooperação financeira e monetária com a Associação das Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN, na sigla em inglês) para melhor tratar dos riscos financeiros globais.

“A China está disposta para trabalhar intimamente com a ASEAN…para estabelecer gradualmente um mercado capital regional estável e maduro e elevar a capacidade da região de resistir aos riscos financeiros internacionais”, disse Wen em um discurso na Cúpula de Negócios e Investimento China-ASEAN em Nanning, capital da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sudoeste da China.

O governo chinês expandirá a escala e a extensão de troca de moedas na região, fortalecerá a capacidade de monitoramento econômico regional e incentivará o desenvolvimento do mercado de ações da Ásia, disse Wen.

Wen pediu um melhor mecanismo de resposta à crise sob a Multilateralização Iniciativa de Chiang Mai, um acordo regional de troca de moedas entre a ASEAN, China, Japão e a República da Coreia para trocar reservas de câmbio exterior caso necessário com o objetivo de combater as especulações em suas moedas.

A China assinou acordos de troca de moeda no valor de 841,2 bilhões de yuans (US$ 132 bilhões), com 12 países ou regiões desde o início da crise financeira global em 2008, de acordo com dados do banco central da China.

Fonte: Agência Xinhua (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: