Publicado por: China Trade Center | 12/12/2011

Indústrias chinesas continuarão competitivas em 2012, mas enfrentarão riscos

As indústrias chinesas continuarão sendo as mais competitivas no mercado global em 2012, mas sua força diminuirá devido aos impactos da crise financeira global, diz um relatório divulgado segunda-feira por um instituto de pesquisa do governo.

Segundo um livro azul publicado pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (ACCS), dois importantes fatores –crescimento estagnado nas economias desenvolvidas e pressão sobre a valorização do yuan, moeda chinesa– reduzirão a competitividade global das indústrias chinesas em 2012.

As indústrias do país continuarão nas primeiras posições em termos de competitividade global no próximo ano, no entanto, sua fatia das exportações mundiais mostra sinais de redução em 2011 e riscos de queda em 2012, disse Zhang Qizi, pesquisador do Instituto de Economia Industrial da ACCS, em uma coletiva de imprensa sobre a divulgação do relatório.

“A desaceleração econômica global exercerá grande pressão sobre as exportações do país. Como o protecionismo comercial contra os produtos chineses está crescendo, o comércio exterior não deverá crescer muito”, disse Zhang.

Segundo o especialista, as exportações chinesas representaram 8,7% do total mundial em 2007, 8,86% em 2008, 9,6% em 2009, e 10% em 2010.

Além disso, o Ato de Reforma 2011 para Exame de Taxas Cambiais, projeto de lei norte-americano aprovado pelo Senado do país, visa pressionar a China para valorizar sua moeda, o que afetará também as exportações do país asiático, disse Zhang.

A competitividade global das indústrias chinesas ficou em primeiro lugar do mundo em 2011. No entanto, o seu índice foi abaixo do de 2010, já que o crescimento das exportações desacelerou, disse Zhang.

Por: Xinhua (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: