Publicado por: China Trade Center | 05/03/2012

China estabelece objetivo de crescimento do PIB e IPC

A China estabeleceu seu objetivo de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 7,5% para este ano, uma redução em comparação com os 8% estabelecidos em 2011, e procurará limitar o aumento do índice de preços ao consumidor em cerca de 4%, segundo o relatório de trabalho do governo apresentado pelo primeiro-ministro chinês Wen Jiabao durante a sessão anual da Assembleia Popular Nacional (APN), aberta hoje (5).

Esta é a primeira vez que o governo chinês baixa sua meta de crescimento econômico depois de mantê-la em cerca de 8% por sete anos consecutivos. A meta ajustada tem como objetivo torná-la compatível com o 12º Plano Quinquenal, e orientar as pessoas em todos os setores a concentrar seu trabalho na aceleração da transformação do modelo de desenvolvimento econômico, tornando-o mais sustentável e eficiente, de modo a alcançar um desenvolvimento de alto nível e de melhor qualidade por um período mais longo, diz o relatório pronunciado pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, na abertura da 5ª Sessão da 11ª Assembleia Popular Nacional (APN, o principal órgão legislativo chinês).

Ao fixar a meta de crescimento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em cerca de 4%, foram levados em consideração a inflação, os crescentes custos da produção e a capacidade da população de absorver o impacto do aumento dos preços, enquanto o país deixa espaço para que se sintam os efeitos das reformas adotadas no controlo dos mesmos.

Wen Jiabao indicou que o governo vai criar mais de nove milhões empregos nas cidades em 2012 e estabilizar a taxa de desemprego abaixo dos 4,6%. Incluído na meta está um aumento do volume total de importação e exportação em cerca de 10% e o equilíbrio da balança comercial chinesa.

Tradução: Lucas Xu | Revisão: Miguel Torres (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: