Capital chinesa anuncia plano para reduzir poluição no ar

A capital chinesa, Beijing, anunciou nesta segunda-feira várias medidas para reduzir a poluição de partículas finas no ar com diâmetros de 2,5 micrômetros ou menos, conhecidas como PM2,5, durante o período de 2012 a 2020.

Como a descarga de veículos representa 22,2% da emissão total de PM2,5, Beijing dá grande importância ao desenvolvimento do transporte público. Segundo o diretor da Comissão Municipal de Desenvolvimento e Reforma de Beijing, Zhang Gong, até 2015, um total de 660 quilômetros de linhas de metrô deverá entrar em operação .

De acordo com o funcionário, as autoridades municipais emitirão um plano de subsídio para encorajar os consumidores a comprar veículos movidos a novas energias.

Além disso, a cidade planeja diminuir seu consumo anual de carvão em 15 milhões de toneladas antes de 2015, substituindo o mineral utilizado nas usinas de eletricidade térmica por gás natural.

Atualmente, o consumo anual de carvão das usinas de eletricidade térmica em Beijing é de 8,8 milhões de toneladas.

A capital começou a publicar a quantidade de PM2,5 no ar em janeiro. O indicador é considerado muito mais rigoroso que o padrão anterior, o PM10, já que monitora o volume de partículas pequenas com diâmetros de 2,5 micrômetros ou menos.

Segundo o plano de trabalho de Beijing para o controle da poluição do ar, a cidade reduzirá os níveis de PM2,5 em 15% antes de 2015, em comparação com os níveis de 2010, e cortará os índices gerais de poluição do ar em 30% no mesmo período.

por (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.


Deixe um comentário