Publicado por: China Trade Center | 24/07/2012

PIB de Xinjiang cresce 10,7% no primeiro semestre

A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no extremo oeste da China, registrou um crescimento econômico de 10,7% no primeiro semestre do ano, 2,9 pontos percentuais a mais em relação à taxa de crescimento nacional, informaram ontem as autoridades locais.

Xinjiang obteve um produto interno bruto (PIB) de 260,1 bilhões de yuans (US$ 41,2 bilhões) de janeiro a junho, um crescimento anual de 10,7%, anunciou Wang Yue, porta-voz do departamento regional de estatísticas, em uma entrevista coletiva.

Xinjiang saltou do 21º lugar no ano passado para o 18º este ano entre 31 províncias, regiões e municípios na lista de crescimento econômico nacional de meio ano, comentou Wang.

A produção industrial de valor agregado durante a primeira metade atingiu 125 bilhões de yuans, 11,2% a mais em relação ao ano passado. O setor petrolífero registrou uma taxa de crescimento de 18,2%, disse Wang.

Com o apoio do governo central, o volume de investimento de ativos fixos na primeira metade do ano atingiu 191,58 bilhões de yuans, um aumento anual de 33,7%.

O Índice de Preços ao Consumidor subiu 4,2% em relação ao ano passado, acrescentou.

O rendimento em dinheiro dos agricultores em Xinjiang durante a primeira metade deste ano foi de 2.867 yuans, 20% a mais sobre o ano passado.

“A taxa de crescimento do rendimento monetário dos agricultores em Xinjiang na primeira metade do ano ocupou o primeiro lugar do país. Um evento raro nos anos recentes”, disse Wang.

Xinjiang abrange uma área de 1,66 milhão de quilômetros quadrados, o que faz dela a maior região administrativa de nível provincial da China.

Desde 2010, a China vem pressionando por uma maior abertura de Xinjiang, rica em recursos e de localização estratégica, com o objetivo de transformá-la de uma região desértica relativamente subdesenvolvida em um eixo econômico regional.

por Agência Xinhua (portuguese.cri.cn)

Curta/Siga a China Trade Center nas Redes Sociais.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: